Você sabia que uma das melhores maneiras para mudar complemente o visual da sua casa é pintando as paredes? As cores podem dar um astral diferenciado ao ambiente e torná-lo mais vivo! Daí a importância de se ter atenção as pinturas, sejam elas residenciais ou comerciais.

Além disso, alguns cuidados devem ser levados em conta ao pintar as paredes, como forrar o chão, preparar a superfície para que o acabamento seja impecável e escolher uma tinta de qualidade — em especial aquelas que não causam alergias e secam rapidamente.

Para evitar dúvidas ao pintar as paredes, vamos dar 5 dicas de como as pinturas podem revolucionar um ambiente. Confira!

Pinte as paredes com dois tons diferentes

Apesar de ser uma tendência nova e desafiadora, ela tem sido aprovada por quem usa. Além de revolucionar o astral do ambiente, você poderá fazer um contraste com as cores, tornando o local mais atrativo e estimulante.

Aposte nas pinturas que são tendências

A simples mudança da cor do ambiente pode alterar o humor e o modo de viver das pessoas que o frequentam. Por isso, é tão importante acertar nas tintas. Para auxiliar na escolha de seus clientes, vários fabricantes de tintas promovem estudos de tendências relacionados a diversas áreas, como moda, design e lifestyle. Daí surgem as cores que serão tendências para o ano que se inicia. O interessante ao utilizá-las é que elas se relacionam com os acontecimentos do momento e o que eles representam na vida das pessoas.

Para o ano de 2016, por exemplo, a cor eleita por estes fabricantes foi o ouro monarca. Além de ser uma cor viva, que fornece um aspecto alegre ao ambiente, ela dá um toque de riqueza e glamour a decoração. Outra vantagem é que ela pode ser usada tanto em áreas internas quanto externas.

Invista em cores escuras

Apesar de algumas pessoas pensarem que essas cores remetem a lugares mais sérios ou até mesmo tristes, as cores escuras podem ser utilizadas sem deixar o ambiente com esse aspecto. Áreas com cores mais escuras mostram que a oposição a luz representa a serenidade, lembrando o anoitecer de maneira suave.

Personalize suas paredes com a textura

A textura é uma técnica utilizada para inovar nas técnicas de pinturas. Ela proporciona uma modernização e sofisticação do ambiente, sem a necessidade de trocar dos objetos. Ela é feita com um tipo de massa, que pode adquirir diferentes formas e desenhos quando aplicada nas paredes.

O principal intuito de quem utiliza a textura é destacar uma determinada área do ambiente disfarçar imperfeições nas paredes. Além disso, ela possui uma durabilidade maior se comparada às tintas.

Utilize a técnica de Grafiatto

O grafiatto é um método para pinturas que possui o aspecto de ranhuras, se diferenciando assim das texturas, que podem adquirir várias formas. É muito resistente a intempéries, ação da umidade, raios do sol e mofos. É constituído por um revestimento acrílico em conjunto com uma superfície áspera e rústica.

Além disso, o grafiatto é impermeável, podendo ser lavado com frequência, não retém poeira e possui uma durabilidade maior que as tintas e texturas — a garantia de fábrica é de 5 anos.

Percebeu como as pinturas podem mudar o ambiente e dar um novo visual a ele? Então siga as nossas dicas e comece agora a revolução do seu ambiente. Não se esqueça de tomar os devidos cuidados e evite cometer erros comuns que podem estragar a sua pintura!

Conhece mais alguma dica de pintura que não colocamos aqui? Então, compartilhe nos comentários!