O processo de criação e trabalho de cada arquiteto é algo extremamente pessoal. Cada projeto, cada escrita, cada nota tomada e cada esboço feito levam às mais belas e criativas obras. Mas apesar dessa individualidade, alguns hábitos são comuns para quem deseja ser um arquiteto de sucesso e por mais amplos e diversos que eles possam ser, listamos aqui 6 dicas que servem como orientação na busca da excelência e magnitude. Acompanhe.

1. Rabisque mais

Com as grandes mudanças tecnológicas, as pranchas e papéis de desenho estão perdendo cada vez mais espaço para softwares de computador. Enquanto isso facilita muito o trabalho de um arquiteto de sucesso, otimizando seu tempo e aumentando sua produtividade, nem sempre é fácil transmitir uma ideia e desenvolver novas técnicas de desenho utilizando desses dispositivos. Assim, reservar parte do tempo para fazer rascunhos e esboços com lápis e papel é fundamental na aquisição de uma melhor destreza manual e criatividade.

2. Arrisque-se

Arriscar-se é outra maneira de tornar-se um arquiteto de sucesso. Fazer algo fora do comum estimula constantemente o processo criativo e promove o ato de repensar, reimaginar e reinventar novas formas de fazer a mesma coisa, resultando no destaque da obra. Isso não quer dizer que tudo requer inovação ou atitudes ousadas, mas olhando para um problema através de uma lente diferente, vemos soluções interessantes que não dependem de uma prática padrão.

3. Mostre o seu trabalho

Ter um bom portfólio é fundamental para que você possa mostrar o seu trabalho. Portanto, procure sua identidade e divulgue-a nas mais diversas ferramentas possíveis. Invista em um blog ou site profissional, use as redes sociais para favorecer o compartilhamento e publique seus grandes projetos em revistas da área. O sucesso não depende apenas de um trabalho de qualidade, mas também da visibilidade que se consegue com ele.

4. Crie bons laços

Fazer boas parcerias é meio caminho andado para tornar-se um arquiteto de sucesso. Elas fazem parte das melhores maneiras de trazer clientes para o seu negócio, uma vez que também trazem indicações. Quando isso acontece, boas recomendações do seu trabalho são feitas e você tem uma maior chance de conseguir novos projetos e se destacar. Procurar profissionais diferentes, mas que possuem um nicho de mercado semelhante ao seu é uma das melhores maneiras de ter prosperidade no negócio.

5. Vá mais longe

Não contente-se apenas com o diploma da graduação e sempre procure adquirir novos conhecimentos e habilidades. Atualizar-se e aprimorar-se nas áreas que você possui certo domínio e sobretudo naquelas que você se considera menos apto é imperioso. Como vivemos em um mundo de constantes mudanças e evoluções, a aquisição de um conjunto de habilidades cada vez maior é sinônimo de sucesso. Quem investe em uma pós-graduação e cursos de especialização e se mantém atualizado no que é tendência, sai na frente.

6. Mude de cenário

Não há nada melhor do que sair do escritório e entrar em contato direto com sua obra, vendo onde seus desenhos realmente ganham vida e interagem com a natureza e os indivíduos. Respire ar puro e procure colocar-se no lugar do seu público-alvo, pensando em como solucionar e expressar de maneira inovadora e simples seus problemas e expectativas — pequenas atitudes como uma simples mudança de cenário são as que diferem o arquiteto comum do arquiteto de sucesso.

Quando um profissional coloca em seu trabalho o esforço e a dedicação, as chances de conquistar seus objetivos e sonhos são grandes. Esperamos que essas dicas sirvam de inspiração para que você quebre as barreiras que te impedem de ser aquilo que você sempre quis. Não tenha medo de errar e transmita por meio da arte sua originalidade.

Você sonha em ser um arquiteto de sucesso? Então não deixe de comentar conosco quais outras dicas são fundamentais para que isso aconteça!