Comecemos logo respondendo à pergunta do título: sim, é possível pintar azulejos e pisos de cerâmica. Neste artigo você verá qual o tipo ideal de tinta, quais preparos precisam ser feitos na superfície e como deve ser feita a pintura. Vai aprender também de quais materiais você precisa para pintar sem ajuda profissional. Acompanhe!

Como pintar azulejos e pisos de cerâmica?

É comum, com o tempo, que os pisos e azulejos de parede fiquem desgastados e feios. Nessas horas, dar um up com a pintura pode ser uma boa solução, pois evita a reforma — e todos os custos relacionados a ela, como a compra de um novo piso ou de novos azulejos e os serviços para implementá-la — e pode ser feita em pouco tempo.

Entre mudar de pisos e azulejos e pintar, prefira a segunda opção sempre que for viável. Há casos em que os danos são tão grandes que é melhor fazer a troca mesmo. Mas trabalhemos com o nosso caso: a pintura.

Qual o tipo de tinta ideal para pintar azulejos e pisos de cerâmica?

Acrílica ou Epóxi? Eis a questão!

A tinta acrílica é menos resistente do que a epóxi, portanto, terá um tempo de durabilidade menor, especialmente nos ambientes com bastante circulação, no caso do piso, ou nos azulejos do banheiro (no box), por exemplo.

O conselho é: prefira uma tinta epóxi. Ela é uma resina de poliepóxido, uma espécie de plástico termofixo que deve ser misturada com um agente catalisador para que se fixe e “endureça”. Daí sua resistência maior em relação à acrílica.

Leia também nosso artigo sobre quais são as cores do momento!

Preparação para pintar azulejos e pisos de cerâmica

Lave e escove a superfície a ser pintada com muita água e sabão neutro. Isso lhe ajudará a remover gordura, graxa de sapato, cera e quaisquer outros resíduos que vão acumulando ao longo do tempo. Se necessário, utilize também uma solução solvente. Deixe secar totalmente para só então começar o processo de pintura.

Como aplicar tinta em azulejos e pisos de cerâmica?

Existem três passos que são comuns tanto ao azulejo quanto ao piso de cerâmica para fazer a aplicação da tinta:

  1. Prepare a tinta conforme as indicações do fabricante. Siga categoricamente o passo a passo para não ter surpresas durante o processo;
  2. Faça um fundo branco. Caso a cor que você esteja pintando seja diferente da original, é necessário fazer uma primeira demão em branco para evitar problemas com o resultado da mistura de cores.
  3. Aplique duas ou três vezes a tinta. Aqui também é muito importante seguir as recomendações do fabricante quanto ao tempo de intervalo entre uma aplicação e outra.

Atenção: é preciso adquirir tintas do tipo epóxi destinadas a azulejos e pisos de cerâmica, encontradas em qualquer loja de tintas. Nunca substitua por tinta comum (usada para paredes).

Materiais necessários para pintar azulejos e pisos de cerâmica

Além da tinta, se você optar por fazer a pintura por conta própria, existem alguns materiais com os quais você deve ser preocupar antes de iniciar o processo. Basicamente, são eles:

  • Luvas;
  • Bandeja para pintura;
  • Rolo especial para aplicação de tinta epóxi;
  • Fita crepe;
  • Misturador de tinta;
  • Trincha;
  • Rolo de lã.

Gostou dessas dicas? Então curte e comente também no nosso Facebook, e deixe a sua opinião!