Em obras de construção, a otimização dos serviços garante economia sem perda de qualidade. Para atingir a eficiência em cada tarefa realizada, é necessário que os envolvidos façam um bom estudo preliminar para planejar tudo o que será feito durante o processo construtivo.

No serviço de pintura externa e interna, é possível melhorar o rendimento e ainda economizar dinheiro com uma boa organização de cada etapa. Veja agora como planejar a pintura de novas construções e aprenda a mantê-la bonita por mais tempo!

O que entra no planejamento da pintura de novas construções?

O tipo e a cor da tinta

Quando o tipo e a cor da tinta são escolhidos com cautela, dificilmente você precisará trocá-las em curto prazo. Dessa forma, a economia é garantida por mais tempo, já que você descarta novos custos com produto e contratação de serviço especializado. Lembre-se: produtos e marcas de qualidade apresentam bom rendimento e duram mais, por isso valorize-as!

A área a ser pintada

Saber com exatidão o tamanho das áreas que receberão pintura é uma forma de economizar na compra do material. Planeje-se, faça o cálculo e use somente a quantidade necessária do produto. Não esqueça, também, de conferir a indicação de rendimento descrita na embalagem.

Mão de obra

Embora pareça uma tarefa simples e fácil, a pintura de uma construção demanda experiência e cuidados específicos para que apresente um acabamento de qualidade. Sendo assim, considere a contratação de mão de obra especializada no seu planejamento e faça um levantamento dos possíveis custos que terá com esse trabalho.

A fim de evitar problemas com reparos e reformas, trate o planejamento como um processo tão importante quanto a execução do serviço de pintura.

O processo de pintura

Preparo da superfície

Para começar o processo, é preciso limpar a parede ou superfície que receberá a tinta. Remova qualquer resíduo de gordura ou poeira e corrija possíveis defeitos, como buracos e ranhuras. Uma parede mal preparada pode descascar e manchar com mais facilidade, fazendo com que você tenha que arcar com novos custos para reparos.

Aplicação do fundo preparador

Depois da limpeza, aplique o fundo preparador que servirá de base para a pintura. Esse produto aglutina as partículas da parede para que sejam bem fixadas e melhorem a aderência da tinta. Em seguida, aplique massa acrílica (paredes internas e externas) ou massa corrida (paredes internas) e deixe secar até o momento da aplicação da tinta.

Aplicação da tinta

Dilua a tinta conforme o indicado pelo fabricante. Diluir mais que o necessário pode gerar uma economia momentânea, mas que será revertida em custo extra no futuro, com o desgaste rápido da pintura e a menor durabilidade da tinta.

Aplique a quantidade necessária de camadas e aguarde a secagem completa entre uma e outra. Use ferramentas adequadas para cada tipo de superfície — pincel, rolo — para obter um bom resultado estético.

Dicas e cuidados preventivos de pintura

Nas paredes externas

Como são superfícies sujeitas à ação das intempéries e poeira, o ideal é optar pela tinta acrílica. Esse tipo de produto é mais durável e resistente contra os raios solares e a chuva. Se quiser maior durabilidade, aplique um bom impermeabilizante antes da tinta e proteja sua parede contra infiltração e umidade. Além de criar manchas e mofo, a água em excesso compromete a pintura em longo prazo.

Nas paredes internas

Em ambientes fechados, a possibilidade de usar diferentes tipos de tinta é maior, já que suas superfícies ficam protegidas. Para fazer com que a tinta escolhida renda mais, você pode aplicar um selador antes da pintura. Esse produto fecha possíveis poros presentes na parede, fazendo com que menos tinta seja absorvida e, em consequência, menor será o desperdício.

Remoção de fungos e manchas

Para a remoção de bolor e fungo das paredes, utilize uma solução de água com água sanitária na proporção de 1:1, esfregue com uma esponja e repita o processo. Na segunda aplicação, deixe agir por cinco horas e enxágue. Manchas de água suja da chuva devem ser lavadas imediatamente para que possíveis partículas escorram e sejam eliminadas da parede.

Ficou com alguma dúvida ou pode contribuir com o texto? Deixe um comentário para a gente!