Quem nunca teve vontade de mudar cores e texturas dos pisos e das paredes de casa simplesmente por ter enjoado daquele visual de sempre, mas acabou desanimando ao pensar na quantidade de despesas e inconvenientes que isso poderia gerar? Uma opção muito mais prática e bem mais barata para se fazer isso é a pintura com tinta epóxi, que promete fazer maravilhas nos mais variados tipos de ambiente. Acompanhe os tópicos abaixo e saiba mais a respeito, além de poder conhecer algumas dicas de aplicação.

A tinta epóxi

Provavelmente o nome epóxi é algo familiar, não é? Mas não estamos falando da tradicional resina que serve para reparar peças quebradas ou modelar, mas sim de uma tinta plástica normalmente solúvel em água, que ao entrar em contato com uma superfície catalisadora, ou seja, que promove a modificação de estado físico da tinta, ela ganha um aspecto resistente e durável, excelente para revestimentos de pisos, azulejos, espaços externos, locais de trânsito frequente de pessoas, etc.

Aplicação

Antes de falarmos sobre as sugestões de uso da tinta epóxi, cabe salientar que o trabalho deverá ser feito com materiais próprios, como um rolo de lã sintética baixa ou de carneiro, o que evita respingos e promove um melhor acabamento, um bom pincel, ou até mesmo uma pistola de tinta ou compressor. Outra questão que deve ser lembrada é que a tinta epóxi é vendida geralmente em galões de 3,6 litros, o que rende aproximadamente 50m² por demão, dependendo da superfície. Em locais lisos, ela terá seu rendimento otimizado, e nas superfícies porosas, um galão de tinta provavelmente renderá menos do que isso.

Pintura

Como atualmente a tinta epóxi é disponibilizada em diversas cores e com as texturas acetinada, brilhante ou fosca, as opções de aplicação se diversificam bastante, permitindo que você possa ser criativo na hora de dar uma nova vida para o seu espaço preferido.

Pisos externos

A tinta epóxi é perfeita para pisos externos, destacando a possibilidade do local se tornar uma quadra resistente ao tempo e à frequência de utilização.

Garagem

Aqui está outra aplicação bastante utilizada, dada à facilidade de limpar marcas de óleo e graxa quando a tinta epóxi de textura brilhante é distribuída por todo o piso.

Cozinha e banheiros

Esse tipo de tinta é perfeito para modificar a cor de azulejos tanto das paredes quanto do piso, podendo ser aplicada utilizando qualquer uma das texturas disponíveis. Uma dica é brincar com formas e cores para tornar o espaço bem mais interessante do que os tradicionais desenhos dos azulejos e outras pedras.

Salas e quartos

É impressionante o quão profissional e contemporâneo fica o piso ou as paredes de salas e quartos quando a tinta epóxi é utilizada no acabamento. A textura acetinada nas paredes oferece uma aparência realmente imponente, enquanto a utilização da tinta epóxi brilhante no assoalho proporciona um aspecto de luxo e limpeza.

Ficou curioso a respeito dos resultados proporcionados pela tinta epóxi ou já utiliza esse tipo de cobertura em sua casa? Deixe seu comentário!