Investir em marketing, cortar custos, entender os processos, diminuir as falhas e aumentar a produtividade. Estes são somente alguns dos obstáculos enfrentados pelas empresas no cenário atual de grande concorrência econômica. Como é possível resolver esses desafios?

Uma maneira eficiente e valorizada é a partir da automação de processos, a qual está se tornando cada vez mais usual no mercado, em especial pela sua contribuição comprovada em obter redução nas despesas.

Quer conhecer mais sobre a automação de processos e saber quais os maiores ganhos ela traz para uma empresa? Então, continue a leitura!

O que é a automação de processos?

Ela se refere ao formato de otimização e racionalização dos processos-chave que impulsionam uma empresa. Seu principal objetivo é o corte de custos, com o uso da integração de aplicações, acelerando o tempo de execução das atividades, reduzindo o fluxo de trabalho e substituindo os procedimentos por aplicações de software.

Busca, ainda, definir os processos de uma organização para, em seguida, executá-los na forma de uma arquitetura de sistemas informatizada. Vale lembrar que a automatização dos procedimentos não se restringe à execução de atividades automáticas através de computadores, visto que ela também mantém a intervenção humana e a participação de diferentes profissionais, como clientes, colaboradores e parceiros.

Ao implantar a racionalização e automação de processos, a empresa estará garantindo a execução dos procedimentos e cumprindo-os de maneira fiel, ou seja, eles serão realizados da maneira como foram pretendidos. Assim, serão eliminadas as possibilidades de infração das regras.

Por isso, esse sistema é tão importante para o sucesso nos procedimentos das empresas. Algumas organizações possuem atividades excessivamente informais, o que acaba gerando diversos problemas e perdas. Com os processos automatizados é possível ter todas as tarefas sob controle, podendo realizá-las com precisão e qualidade.

Quais os benefícios da automação de processos?

Basicamente, podemos dizer que racionalização e automação de processos possibilita que as organizações projetem, executem, observem, monitorem e melhorem constantemente seus procedimentos. Tudo isso é realizado com o uso de um software — que auxilia na otimização das atividades — controlado por diversos gestores.

Entre os principais benefícios da automação de processos, estão:

  • O processo automatizado poupa recurso e tempo, pois permite que o tráfego eletrônico de documentos e informações seja mais rápido;
  • Viabiliza ganhos na produtividade, pois possibilita que diferentes participantes interajam entre si, sem a necessidade de inserir os dados manualmente, reduzindo, ainda, a possibilidade de erros humanos;
  • Monitoramento e controle dos resultados em tempo real, tanto no aspecto global, quanto na forma detalhada, ajudando os gestores na tomada de decisões;
  • Maior rastreabilidade dos processos automatizados, pois as informações são em tempo real, mesmo que a atividade ainda esteja em andamento;
  • União dos bancos de dados nos diversos setores da empresa, como contabilidade, estoque, RH e vendas. Eles são reunidos em um sistema de informação comum, o que diminui os erros, eleva a velocidade no processamento de dados e evita as falhas de comunicação;
  • Identificação dos pontos de desperdícios, ineficiência e má aplicação de recursos;
  • Obtenção de relatórios coerentes e concretos com indicadores documentados, que poderão ser úteis aos gestores em qualquer momento.

Percebeu como a automação de processos é importante para o sucesso de uma empresa? Resta alguma dúvida sobre o assunto? Deixe o seu comentário!