Decorar uma casa é aliar nossos gostos e preferências por meio de móveis e acessórios, para que o ambiente transmita nossa personalidade e seja uma extensão de nós. Seja depois de um longo dia de atividades ou aos fins de semana, para receber os amigos e familiares, a casa é o refúgio para onde vamos quando precisamos repor as energias, nos proporcionando a sensação de total relaxamento.

Para complementar essa experiência, que tal aprender como utilizar as cores de tinta para energizar seu oásis pessoal? As cores são elementos fundamentais que podem influenciar e propagar sensações em um cômodo. Conceitos como o Feng Shui e Cromoterapia usam as cores de tinta para levar equilíbrio e harmonia a um ambiente.

Confira nossas dicas sobre o significado e como podem ser aplicadas 7 cores nos cômodos da casa!

1 – Branco

O branco pode ser utilizado em qualquer ambiente. Além de transmitir calma e sensação de limpeza, de acordo com a cromoterapia, a cor de tinta branca também pode potencializar outras cores.

É considerado um tom neutro e frio e pode ser usado em diferentes cômodos da casa. No entanto, em excesso, pode transmitir frieza e vazio. Por isso, procure pontuar o cômodo com móveis coloridos ou quadros para equilibrar.

2 – Preto

A cor preta é associada ao elemento água no Feng Shui. Indica também seriedade, sobriedade e poder de autoridade. Essa cor dá um tom sofisticado e sóbrio para o local. Tons escuros como preto e o cinza pedem contraste com outras tonalidades para equilibrar o espaço.

3 – Amarelo

Essa cor é relacionada ao elemento terra e representa a luz do sol. O amarelo pode melhorar a concentração, estimular a comunicação, atividades mentais e também o apetite. Na cromoterapia, é usada como uma cor que estimula o raciocínio.

A cor de tinta amarela é muito utilizada na cozinha por estimular o apetite. No quarto, sua variação em dourado garante o clima de nobreza, além da sensação de confiança e poder.

4 – Azul

O azul transmite tranquilidade e é relacionado ao elemento água. Com tonalidade de efeito calmante, representa a natureza. É também utilizado para indicar serenidade.

A cor provoca sensações que diminui a frequência cardíaca, respiratória e pressão arterial, sendo uma cor de tinta indicada para quartos.

5 – Verde

Essa cor representa crescimento, desenvolvimento, natureza e saúde. Segundo a cromoterapia, o verde pode ser utilizado para levar equilíbrio e acalma o sistema nervoso. Além disso, significa esperança e satisfação.

Os tons claros de verde deixam o ambiente com uma sensação refrescante e também ajudam a acalmar o sistema nervoso.

6 – Vermelho

O vermelho é ligado ao elemento fogo e também é relacionado à vida e à força. Estimula relacionamento afetivo, sucesso, autoestima e prosperidade. Além de revigorar a coragem e a força de vontade.

A cor de tinta vermelha pode aumentar a frequência cardíaca, respiração e pressão arterial. Em ambientes como a sala de jantar, estimula o apetite e a fala. No quarto de casal, se pontuado moderadamente, ativa a sexualidade, amor e paixão.

7 – Lilás

Essa cor transmite tranquilidade, sossego e estimula a espiritualidade. O lilás também tem efeito purificador, transformando energias negativas em positivas. É ideal para o cantinho de meditação ou oração, por seu poder tranquilizante e sereno.

Sabendo as características de cada tonalidade, as cores de tinta podem ser combinadas com móveis e outros acessórios do cômodo. Dessa forma, fica fácil aliá-las, sem exagero, nos ambientes escolhidos. Além disso, uma casa com as cores de tinta harmonizadas ajuda a valorizar o seu imóvel!

Gostou das dicas? Então, compartilhe nas redes sociais e ajude mais pessoas na hora de decidirem qual a cor ideal para cada cômodo da casa!