Pintar nosso lar traz sensação de limpeza e casa nova, mas é preciso saber escolher as cores certas na hora de pintar, pois elas influenciam muito nosso estado emocional. Algumas são estimulantes, deprimentes ou até mesmo irritantes. Mudar as cores das paredes transforma os ambientes e, se você tiver cautela, tornará sua casa prazerosa e aconchegante para conviver em família e receber amigos.

Cores e iluminação no hall de entrada

O hall da sua casa, além de servir como porta de entrada, dará aos visitantes a impressão de como será o resto do imóvel. Uma iluminação mais clara aumenta a impressão de espaço.

Quando for pintar a casa, use cores claras no hall de entrada, pois amplia o ambiente, dá equilíbrio, leveza e harmonia, além de propagar confiança e conforto. Cor branca, tons terrosos, bege, palha ou cinza claro transformam o hall em um ambiente acolhedor e completa com outras opções de decoração.

Harmonia e descanso com as cores

Ao pintar a casa, a cor do quarto geralmente varia com a personalidade de cada pessoa, mas tenhamos em mente que o quarto é um lugar de repouso para recuperar as energias gastas ao longo do dia.

Então, dê preferência a cores como azul, verde e violeta em tons mais suaves, ou cores neutras, como marrom ou cinza, que relaxa e acalma. Caso utilize uma cor mais forte, intercale com tons crus, pastéis e areia, para não sobrecarregar o visual.

Cores e iluminação para sala

Quando escolher a cor da sala ao pintar a casa, verifique a cor dos móveis e objetos de decoração. A cor da tinta deve complementar a sua decoração. Leve em consideração a iluminação do ambiente: se você tem uma sala com uma boa iluminação natural, pintar as paredes de amarelo irá influenciar de maneira negativa o ambiente.

Usar uma parede colorida como destaque deixa o cômodo alegre e sofisticado. Especialmente o vermelho e o marrom dão esse ar de elegância.

Se as dimensões de sua sala forem quadradas e você quiser mudar esse aspecto, pinte duas paredes opostas de cores escuras.

Já para ambientes estreitos e compridos, um toque de equilíbrio é pintar as paredes menores mais escuras que as maiores. Dão uma ilusão de aproximação.

Em cômodos pequenos, cores claras em tons de amarelo, branco, bege e palha podem ser usadas para dar a impressão de mais espaço. As cores podem ser compensadas na decoração de objetos, móveis, almofadas, cortinas e tapetes.

Cozinha: um ambiente alegre e colorido

Quando a cozinha for pequena, o ideal é usar cores claras, pois criam uma ilusão de ambiente maior. Opte por cores como branco, bege, pastel e marfim e deixe para abusar das cores nos utensílios domésticos e itens de decoração.

Se a cozinha dispõe de mais espaço e uma excelente iluminação, podem ser usadas cores fortes e escuras, como acinzentados e azul escuro. Cores quentes como vermelho, amarelo e laranja passam energia e força, são alegres e estimulam o apetite. Já a cor azul remete à tranquilidade, é relaxante e inibe a fome. Capriche na combinação de armários, bancadas e paredes, assim você terá uma combinação de cores que transformará sua cozinha num ambiente funcional e agradável de permanecer.

Pintar a casa é uma tarefa que requer dedicação e cuidados. Depois do serviço executado, a recompensa é uma casa renovada, limpa e arejada. E, assim, as pessoas que habitam e frequentam o ambiente podem desfrutar de bons momentos. É para ela que sempre voltamos e recarregamos nossas energias.

Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!