Mude o ambiente sem gastar muito!

Já aconteceu de você entrar em casa e sentir-se incomodado ao olhar para os mesmos móveis, a mesma decoração? Mudar a cara da sua sala de jantar, quarto ou home office pode ser mais barato do que você imagina: crie uma parede de destaque!

Pintar uma parede de um cômodo de uma cor completamente distinta ajuda a quebrar a monotonia e atrai a atenção para a parede mais importante. Mude seu ambiente!

  • É importante mesclar paredes coloridas com tons neutros nos móveis para não sobrecarregar o ambiente.
  • Analise a tonalidade dos móveis, comprimento e posições de paredes. Qual vai ser o ponto de destaque?
  • Se o objetivo é ter uma parede de destaque, procure deixar as outras mais sóbrias, com menos informações. Menos é mais! 

Tendências Anuais

Apesar da escolha da cor sempre depender do gosto pessoal, algumas cores ganham destaque em determinados períodos, seja as eleitas do ano pelos fabricantes de tintas ou pelas novidades no mundo da decoração.  

  • O Greenerypor exemplo, é a cor de 2017 segundo a Pantone, fornecedora profissional de padrões de cores para a indústria da moda e do design.

O que saber antes de escolher a cor

Cores têm frequências diferentes e cada uma propicia um tipo de estímulo. 

  • Cores quentes como os vermelhos, laranjas e amarelos costumam ser considerados cores  ativas. Por serem mais vibrantes trazem uma sensação de vivacidade e intimidade para o espaço.
  • Em contraste, a maioria dos verdes são as cores frias, assim como roxos e azuis. Elas podem ser usados para acalmar uma sala e trazer uma sensação relaxante. Essa temperatura descreve onde a cor está na roda de cores. 
  • Você também pode misturar os tons quentes com os tons frios: eles combinam muito entre si.

roda-cores

Cores, Cores e mais cores!

  • Amarelo: estimula a reflexão e é uma boa cor no escritório, por exemplo. Age direto no nosso sistema nervoso central, estimulando à ação, o encorajamento e a realização. Confere ao ambiente maior luminosidade.
  • Laranja: tem função de nos estimular e nos alegrar, incentiva o convívio, é ótima para os quartos das crianças ou dos adolescentes. Deve ser usada com cuidado, para o ambiente não ficar muito carregado.
  • Vermelho: é uma cor estimulante e deve ser usada com cautela, pois estimula a irritabilidade, agressividade e a fadiga. Para quebrar o tom forte, combine com cores mais suaves nos objetos de decoração.
  • Verde: efeito calmante, deixa o espaço mais aconchegante e reduz a tensão e o estresse do cotidiano. Na decoração, se usada sem controle, torna o ambiente monótono.
  • Azul: nos dá impressão de um ambiente refrescante,  vitalizante. A cor azul pode transformar ambientes monótonos em lugares alegres e cheios de vida.
  • Branco: devido à sua neutralidade, é extremamente versátil, porém quando usado em excesso, cansa. Um ambiente todo branco não é usado nos tempos atuais. É ótimo para fazer contraponto com a parede colorida.

 

Mudar a cor de um ambiente não é uma tarefa simples. Escolhendo uma parede de destaque ou decorando com pequenos detalhes, devemos considerar: gosto pessoal, significado e efeito de cada cor, tipo de ambiente que desejamos criar. A sua casa reflete quem você é, e uma camada de tinta fresca é o primeiro e importante passo.

Em busca de um trabalho de pintura profissional, realizado no prazo, dentro do orçamento combinado e sem sujeira para sua casa? Converse com a gente!