Colorir as paredes da casa realça e valoriza o ambiente de acordo com a harmonização que local pede. As pinturas convencionais, apesar de serem comuns, estão sendo cada vez menos utilizadas, já que as novas técnicas e a busca por algo mais prático têm sido a preferência dos amantes da funcionalidade e do bom gosto nos ambientes.

Seja em casa ou no trabalho, um detalhe pode fazer toda a diferença. As texturas na parede são a nova tendência, pois além de darem um charme a mais ao ambiente, são uma forma de renovar o local sem grandes transformações. Veja algumas dicas para usar essa tendência na sua casa!

Conheça os diferentes tipos de texturas existentes

É possível encontrar diferentes tipos de texturas para as mais distintas finalidades. A técnica permite ranhuras cujos efeitos podem ser variados: do tradicional ao moderno, do rústico ao clássico. Também é possível encontrar texturas mais diferenciadas, como paredes que imitam o tecido de linho, jeans, camurça, xadrez, entre outros.

As texturas com massa utilizam materiais específicos para criar o efeito, dependendo das ferramentas usadas (espátulas, esponjas, desempenadeiras lisas e dentadas). O efeito é simples, porém muito bonito. O resultado depende também da criatividade e do manuseio de quem utiliza as ferramentas.

Já com o gel de efeito decorativo é possível atingir diversas texturas específicas, até mesmo simular tecidos, como é o caso da camurça ou do linho, por exemplo. Para cada tipo de efeito existe um gel específico que se destina àquela textura.

Saiba como aplicar as texturas na parede

A textura na parede pode ser aplicada por qualquer pessoa, já que não é preciso ter um conhecimento vasto sobre técnicas para conseguir executar. O primeiro passo é limpar a parede com um pano úmido. Aplique de duas a três demãos de tinta na cor desejada, que servirão como base. Feito isso, aplique a tinta para textura na parede e, com ela ainda úmida, retire o excesso, dando batidinhas com um pano úmido. Esta técnica é conhecida como ragging.

Outra técnica bem interessante é a rubber, que consiste em passar um raio de carimbo (facilmente encontrado em lojas de construção) por toda a parede, em diversos sentidos.

Mas se o efeito desejado é o jeans, basta esfregar a parede com uma escova de cerdas macias com a tinta ainda úmida, nos sentidos vertical e horizontal, até formar o aspecto de jeans.

Escolha corretamente os materiais e ferramentas necessárias para o aspecto texturizado

Com ferramentas simples é possível criar efeitos diversos e bem interessantes. Antes de passar a tinta de textura, é preciso preparar a parede. Para isso, será necessário uma lixa e uma escova para remover partes soltas ou mal aderidas. O rolo será útil caso queira aplicar uma tinta base antes da tinta de textura. Para criar o efeito, é necessário o uso de escovas com cerdas macias, pano úmido, plástico ou rolo de lã. É possível também encontrar em lojas específicas os rolos já texturizados.

Descubra formas de movimentos e cores

O efeito de textura pode ser criado a partir de vários movimentos: horizontais, verticais, diagonais, circulares, geométricos e muitos outros. Porém, as cores escolhidas devem sempre harmonizar com o ambiente. Se o cômodo é claro, vale a pena apostar em uma parede colorida com texturas. Se o ambiente for colorido, a parede pode ser em tom claro, para equilibrar com o restante do espaço. A variedade de cores e texturas é infinita, basta escolher a que mais combina com o lugar que pretende aplicar.

Renovar o lar com texturas na parede deixa o ambiente muito mais moderno e bonito. Fácil de aplicar e de combinar com o restante do espaço, as paredes com textura estão ganhando cada vez mais espaço no mercado pela beleza e praticidade!

Você curtiu nossas dicas? Então, não deixe de compartilhar também com os amigos!